1° Guerra Mundial (Resumo a partir daquilo que aprendi em sala de aula)  


Tudo começou a partir do ano de 1860, quando a Áustria se sente ameaçada pelo projeto chamado Zollverein , criado pelo Kaiser Guilherme III, líder da Prússia, para liberar a mercadoria alfandegária. Por causa disso, formou-se a guerra Austro-Prussiana, os 36 estados germânicos contra a Áustria. Vence os 36 estados germânicos. Logo em 1870, a França queria liderar os 36 estados germânicos e consequentemente a Áustria , então ela declarou guerra contra a Prússia, chamava-se a guerra Franco-Prussiana, que aconteceu em 1871. A Prússia vence pela 2° vez e como dívida de guerra, a França perde um território rico em minério de ferro, Alsácia-Lorena. A partir daí, os 36 estados germânicos se unificam e passou a ser a Alemanha, que começou a sua produção naval e construções de estradas Férreas. Tudo isso preparou o caminho para a 1° Guerra Mundial.
Em 1907, a Europa já estava dividida em 2 blocos econômicos: Tríplice Aliança , liderada pela Alemanha, Áustria e Itália. Tríplice Entente: Liderada pela Rússia, França e Inglaterra. Estavam prontos para a Guerra, mas faltava um incidente para a Guerra acontecer.
O grande pretexto para estourar a 1° Guerra Mundial foi a morte do herdeiro do trono da Áustria em 1914, Francisco Ferdinando, que foi morto por um grupo terrorista chamada "mão-negra" originária da Sérvia, com vários tiros durante uma tirada militar que acontecia em Sarajevo, capital da Bósnia. Lembrando que a Sérvia e Bósnia eram países eslavos, ou seja, estavam sob proteção da 'toda poderosa' Rússia. A Áustria tinha uma certa inimizade com a Sérvia e era amiga economicamente da Bósnia, então a Áustria ameaçou a Sérvia por causa do assassinato de Francisco Ferdinando. E como a Sérvia era um país eslavo, a Rússia entrou na Guerra para defender seu aliado. Depois, quem entra na Guerra é a Alemanha, ameaçando a Rússia. A França aproveitando essa ameaça, entra na Guerra para ajudar a Rússia ameaçando a Alemanha. Quando a Alemanha é ameaçada, entra a Itália contra a França. E por último, a Inglaterra ameaça a Itália.
A 1° Guerra Mundial, ou Guerra de Trincheiras, começou em 1914 e terminou em 1918. Até 1915, a guerra teve um momento de mobilização, não houve avanços territoriais. Houve um avanço das potências da Tríplice Entente somente a partir do ano de 1915 à 1917, mesmo com a saída da Rússia por causa de alguns problemas internos. Somente em 1918, a Alemanha se rende, pois a Áustria e Itália já não podiam ajudá-la financeiramente e militarmente. A Alemanha é derrotada.
Somente em 1920, com o Tratado de Versalhes assinada pelas potências vencedoras, a Alemanha foi obrigada a devolver todo o território da Alsácia-Lorena à França, perdida em 1871, com  a guerra Franco-Prussiana. A quebra da Áustria, a culpa da Alemanha pela Guerra, o enriquecimento dos Estados Unidos, e o Nazismo foram umas das consequências da 1°Guerra Mundial.


Deixe um comentário

Oba, vai ter comentário novo! :}}