6 de jun. de 2013

Filme: Perfume – A História de um Assassino (Resenha)



                                            
                   

  Evito sempre que posso assistir o filme antes de ler o livro, mas em “Perfume – A História de um Assassino“ foi bem diferente. Quando vi na locadora (sim, locadora ainda existe) simplesmente não consegui evitar, não pude conter o impulso de alugá-lo e obviamente assisti-lo. Foi a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa. Joguei a mochila no sofá e já fui seca pro aparelho DVD para assistir. 

  Minha consciência pesou um pouco. Confesso. Não sei se já contei isso aqui (se já, relevem), mas sou “religiosa” quando se trata de ler o livro antes de ver o filme. Porque é bem difícil um filme ser fiel ao livro. E parece que o livro acaba a graça depois que já se assistiu a versão pro cinema. Nunca é bom o suficiente. É claro que cabe aqui algumas ressalvas, como por exemplo, O Poderoso Chefão e alguns outros livros que foram adaptados para o cinema. Contudo, falando da maioria, é exatamente isso que acontece. O público-leitor nunca fica satisfeito com o resultado do filme. Mas, pensando pelo lado de que quando se lê a pessoa está imaginando os personagens, cenas e tudo mais, enquanto no filme tudo isso já existe, não gostar do filme acaba sendo normal. Nas versões cinematográficas, na maioria das vezes (leia-se: todas as vezes) o mocinho(a) da história é totalmente diferente daquele que você já havia imaginado, e assim serve para cenas, espaço e tempo. Outras vezes é acrescentado algo no filme que não existia no livro e o telespectador acaba ficando frustrado. Enfim, são inúmeros fatores que fazem o filme ser ruim, quando se trata de versões de livros adaptados para o cinema, principalmente quando é dublado Kkkkk aí acaba de vez!


  Falando de “Perfume – A História de um Assassino“, o filme foi muito bem feito. Bem diferente, nunca vi nada parecido. Já dá para imaginar que o livro é realmente muito bom, como me informaram. Assisti 3 vezes e em todas elas senti que não poderia estar fazendo outra coisa. Tem uma pitada de mistério no ar, desde o começo do filme até o final. Toda aquela coisa antiga, do século XVIII, que eu gostei  bastante.


  Aparentemente, o filme parece ser muito simples, como mais uma daquelas histórias de um rapaz pobre, sem estudos, que nunca amou ninguém na vida. Apenas mais um cara como tantos outros na grande Paris, pré Revolução Francesa. Mas que observando bem o subtítulo “A História de um Assassino” idealizamos então de princípio, que o filme se trata de um rapaz pobre e revoltado, que tem como passatempo favorito matar as pessoas. Mas não é bem assim.


  Jean-Baptiste Grenouille é um cara diferente dos demais daquela época. Quando nasceu sua mãe já foi para forca. Portanto, ele acabou indo para um orfanato, onde crescia e cada vez mais despertava o “medo” nas outras crianças. Começou a falar com cinco anos. Sempre isolado e ignorado, não sabiam que Grenouille tinha um dom: sentir o cheiro de todas as coisas. Não apenas sentir o cheiro, porque eu também sinto e você também sente, mas esse rapaz, além de sentir, filtrava o aroma e tinha como cada objeto do mundo um cheiro único e próprio. Diferenciava o cheiro de cada coisa ao seu redor. Podia sentir o cheiro de uma pedra debaixo do mar há quilômetros de distâncias. O cheiro de uma mosca voando no céu. Cheiro de ferro, madeira, água, algas, folhas novas e secas de uma árvore. Grenouille não tinha a distinção do que é cheiro bom e ruim, para ele eram aromas e cheiros diferentes, ele se relacionava com o mundo através de seu nariz. Sentia o cheiro de tudo e as reconhecia de muito longe, porém, ele mesmo, Jean Baptiste, não tinha cheiro de nada.


  Fiquei admirada com o peso poético que traz esse filme: O cheiro é a alma das coisas e das pessoas. Para Jean Baptiste a alma dos seres é o seu odor. É toda essa metáfora fantasiosa que nos dá várias interpretações. Foi aí que percebi o toque de romance que tem esse filme, apesar do gênero ser drama. O jovem sem cheiro ficava apaixonado por cada aroma, cada odor que ele sentia. O ponto mais alto no filme é justamente quando Jean Baptiste sente a necessidade de não mais apenas sentir, mas guardar e preservar esses aromas para sempre com ele. O subtítulo começa a fazer sentido a partir do momento que Jean,  freneticamente, começa a matar as pessoas para roubar o cheiro delas. Detalhe: todas eram moças, virgens e lindas. Jean causa medo na cidade. As moças ficavam apavoradas e os pais principalmente. Todos pensavam que esse homem misterioso fosse um estuprador assassino e, além disso, colecionador de cabelos, mas Jean, na sua simplicidade, queria apenas a alma delas. O cheiro.





  “A História de um Assassino“ analisando bem, Jean é mesmo um assassino, contudo, não consigo ver maldade em nele. Claro que cada um faz a interpretação que lhe convém sobre o filme e sobre o personagem, assim como minha mãe que ficou odiando Jean. Não vejo ele sendo o grande “vilão” da história. Essa palavra, se for ver no dicionário, está como: “Pessoa de intenção maldosa”. Jean não era mal, ele não tinha intenção de matar as pessoas, e sim de ter o cheiro das moças pra sempre com ele. Nada mais que um aprendiz sem cheiro. Humilde, louco e apaixonado. Ele poderia ficar rico com esse dom, principalmente em Paris, que já existiam os melhores perfumistas da época, ganhar rios de dinheiro, mas ele prefere a busca pela formula do melhor perfume do mundo. Uma forma no mínimo diferente que ele encontrou de se sentir amado. Ele tinha uma missão de vida: a busca pela alma. Isso é bonito, não é? É a alma que nos dá significado, expressa os cinco sentidos da vida que atua no mundo, que por isso somos conhecidos por sermos quem nós somos. Depois de ter assistido fiquei pensando que hoje em dia ninguém quer saber da essência humana, está todo mundo tão vidrado no que é exterior, naquilo que se vê, naquilo que está esparramado pra fora. Cliché, mas verdade.


Amei esse filme e agora estou mais ansiosa ainda pra ler o livro. Não gostei muito do final, mas foi bem a cara de Jean. Adorei a maneira insana que ele encontrou de roubar o cheiro das pessoas. Bom, eu recomendo. Algumas cenas são tão boas que uma piscada me fez sentir culpa de ter perdido 1 segundo do filme. Espero de coração que eu não tenha me empolgado demais na resenha. Vou ficando por aqui. Até. 

64 comentários:

  1. Oi flor, tudo bem, que blog lindinho esse seu viu? Já estou seguindo, retribui? http://distantedoquesou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eline, já te sigo.
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre!

      Um beijo (:

      Excluir
  2. Amei! Quero assistir esse filme agora, o quanto antes. Muito bem escrita a resenha.
    Adorei sua visita no meu cantinho flor. bjuus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia,

      Obrigada pela visita.
      Assista sim, mas leia antes. rs
      Beijo (:

      Excluir
  3. Ѕuρerb stuff here on bloggег.

    com, dudе. I'm happy you've had the oppοrtunity to
    gathег up all this сοntent right hеrе, аnd I'm liking the way you present it. You've taκen
    the effoгt to makе іt all аt once entertаіning and intelligent.
    I can nоt wait to diѕсover much more from
    уou. Thіѕ iѕ геally
    a superb ωеb site.

    Have a look at mу web ρagе :: wineskin

    ResponderExcluir
  4. It's very simple to find out any matter on web as compared to books, as I found this post at this web site.

    Feel free to surf to my site - führen ()

    ResponderExcluir
  5. Gгeetings, I sρotteԁ youг
    wеbѕіte on http://ԁiѕtantedoqueѕou.
    blοgsρot.com/ ωhile broωsing for a related toρіс, уour blog
    саme up, it seems interesting. I've bookmarked it in my google bookmarks.

    Look at my page; modded xbox 360 controller

    ResponderExcluir
  6. This doesn't really have to do with the topic at hand, but I must ask if you might know where I could download a decent captcha plugin that I might use on my blog?? I'm utilising the same blog system as yours and I'm having difficulty finding one?

    Feel free to visit my web-site ... new york malpractice attorney

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, claro que não podia deixar de dar um saltinho e gostei muito do teu blog!*
    Ainda não vi o filme mas já li o livro e achei fantástico, tens muito bom gosto muito obrigado por me seguires, segui também linda!
    Parabéns pelo ótimo trabalho, continua!!!

    http://chubby-buny.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina,

      Volte sempre querida.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Bjs *-*

      Excluir
  8. Fiquei ate com vontade de ver o filme, depois desta tua resenha ! :))

    Obrigada pela tua visitinha no blog, viu ???

    Beijocasss e muito sucesso ! ! !

    Carol
    prosaeperfume.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      O filme é muito bom. Vale a pena (;
      Por nada, eu que agradeço a sua visita aqui.
      Volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  9. Adoreiii tem mesmo muito jeito para escrever :))
    seguii
    beijinnhos <3
    http://something-over.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xanna silva,

      Obrigada ^^
      Volte mais vezes por aqui, será sempre bem vinda!
      Beijão (:

      Excluir
  10. oi linda!!
    eu amei de verdade seu cantinho, ele é lindoo!!
    estou suuper seguindo flor ;)
    segue de volta? irei amar sua visita !!
    http://mundodavanessamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vanessa, já estou te seguindo.
      Obrigada por seguir tb, e pelo comentário.
      Beijos (:

      Excluir
  11. Adorei! Fiquei louca pra poder assistir logo ;3
    E bem, se não se importa tem duas tags pra você lá no meu blog!
    Beijos =)

    http://garota-consciente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nathalia, assista quando puder.
      Já irei responder suas tags. Obrigada pela indicação <3
      Beijão!

      Excluir
  12. la pelicula me encanto esta buenisima ;)

    ResponderExcluir
  13. parece ser beeem bom! :}
    beeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse filme agora fiquei curiosa rsrs
    adorei o blog e já estou seguindo e retribuindo a visita
    bjs e sucesso!

    http://princesaspinks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu Assisti um filme parecido com essa história,agora não me lembro o nome.Aline passando pra retribuir o carinho,obrigada pela visita seja sempre muito bem vinda,já estou te seguindo,bjs!!!

    http://ateliemakemania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tens muito jeito para escrever!!
    segui <3
    beijinhos
    http://amakeupdream.blogspot.pt/2013/06/um-pouco-mais-sobre-mim.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que acha isso.
      Fico muito feliz.
      Obrigada pela visita, viu? e pelo comentário também.
      Beijinhos.

      Excluir
  17. Obrigadaa pelo apoio e pelo carinho! Tbm estou a seguir o seu blog com muito gosto ^^
    Gostei muito da sua resenha e fiquei com curiosidade sobre o filme
    Beijinhos
    http://amakeupdream.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. eu já li o livro e tive de o apresentar a turma. adorei o final é épico..... :)
    Sigo***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, achei o final estranho, mas bem a cara de
      Jean, Kkk.

      Beijão.

      Excluir
  19. Oi Aline,

    Confesso que fiquei toda empolgada quando vi sobre o que se tratava sua resenha. Eu amo esse filme, é maravilhoso, por sorte, quando li o livro o filme ainda nem tinha lançado.
    Gostei muito da sua análise, de verdade, muito boa! Tinha tanto tempo que eu tinha lido que não refleti de novo sobre o Jean ser mal ou não, sobre essa questão de se sentir amado preservando os cheiros... Super interessante, né?
    Ah, você sabia que esse é o livro favorito do Kurt Cobrain, vocalista do Nirvana?

    ps: Sobre a matéria do diário encontrado após 69 anos, eu também achei muito engraçado ela ter casado de novo tão rápido rs

    O Vitrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz,

      O filme nem faz tanto tempo que foi lançado mesmo. O livro é muito antigo. Que bom que gostou da resenha, fico feliz por isso. Sabia sim, descobri lendo a biografia dele, rs.

      Obrigada pelo comentário.
      Beijos ^^

      Excluir
  20. Olá bom dia Aline vim conhecer teu blog... vou pesquisar a respeito de ambos filme e livro.... é bom sempre ver a opinião de pessoas que se aprofundaram no tema.. tenha um lindo dia bjs já estou te seguindo..ok até sempre

    http://lapidandoversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel ,
      Pra mim o livro é sempre melhor que o filme, Kkk
      Dá uma pesquisada sim e depois me diga qual é a sua opinião sobre isso.
      Obrigada pela visita.
      Beijo (:

      Excluir
  21. É sério que tem livro :O
    eu havia assistido esse filme na escola :O
    tipo... necessito ler e assisti-lo de novo.

    estou seguindo de volta flor, obrigada por aparecer!

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid,

      Tem o livro sim.
      Deve ser melhor que o filme, rs.
      Beijos (:

      Excluir
  22. parace ser ótiimo! :D
    beeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Aline,

    Legal curtir uma resenha de uma pessoa tão jovem e sem maldades!!!
    Pena que o mundo fétido do Jean Baptiste vai alcançar você - e o lado
    obscuro do filme aparecerá!
    Não vou contestar a sua visão, mas esse filme tem muito mais de
    política social e religiosa do que aparenta em suas lindíssimas cenas!
    Boa sorte, e desenvolva todo esse potencial que você tem!
    Abraço,
    Jair jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair,
      Repensando um pouco mais, toda aquela "religiosidade" que é passada, é relevante por causa do tempo do filme e todo aquele cenário de pré revolução, que marcou para a Igreja Católica um dos períodos mais difíceis da história. E levando em consideração o que você disse sobre a política, o filme também pode ser uma crítica à política social sim, já que não havia nenhuma interferência dos Aristocratas na pobreza, na miséria, na desigualdade.. enquanto uns tinham os melhores cheiros de Paris, outros tinham os piores cheiros de Paris. Aí está a contradição e o lado obscuro do filme que não falei na resenha!
      Contudo, continuo não vendo Jean como vilão. Ele queria ser amado. Nasceu no lixo e poderia ter sido despejado no rio com o resto de peixe que vendia na época. Logo, sua mãe foi pra forca. Cresceu num orfanato onde todos tinham medo dele.
      Adorei seu comentário. Obrigada pela visita. Volte sempre. (:

      Excluir
  24. Oi,
    O livro parece ser muito bom.
    Indiquei vc para um selo.
    bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/2013/06/meu-primeiro-selo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, brigada <3 Agora que vi, heheh. Vou responder
      assim que puder. Beijão (:

      Excluir
  25. que legal, vou tentar comprar o livro a historia e bem interessante

    http://www.carllycloset.com

    ResponderExcluir
  26. De fato, um filme raramente é fiel ao livro em que ele se baseia. E eu também não gosto de ver o filme e depois ler o livro, o único consolo quando isso acontece é que podemos pensar por exemplo, às vezes o filme é muito bom, logo o livro será melhor. E às vezes também, o filme é péssimo, mas podemos pensar: quem sabe o livro salva...Enfim, livros sempre serão melhores que os filmes, mas cá entre nós...Um filminho de vez em quando é muito bom né rs

    ResponderExcluir
  27. Que legal, fiquei muito curiosa pra ler o livro. Vou ver se encontro o livro e depois irei ver o filme. Penso da mesma forma que você, ler o livro primeiro é sempre melhor. kkk
    Obrigada pela dica.

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  28. Adorei teu blog, estou seguindo de volta! / Todo mundo me recomenda esse filme e um amigo meu já leu parece ser bem legal. Também não gosto de ver o filme antes de ler o livro hehe beijão
    www.nuvempink.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,

      Assista quando puder, mas leia antes, rs.
      Obrigada. Bjss *-*

      Excluir
  29. Òtimo post, eu vi o filme e gostei o final melhor ainda suspense meninas rs.
    Super Beijo

    www.sempremissmakeup.blogspot.com.br
    aguardo a sua visita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian,

      O final é épico! Nunca vi nada igual. haha
      Beijinhos.

      Excluir
  30. NOSSA QUE MEDO.Não gosto de filme de terror.
    Xx
    http://overdosederosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,

      Esse filme tá muito longe de ser de terror, rs.
      Assista e veras que não é de terror.
      É drama/ romance.
      A primeira vez que tomei conhecimento do filme, eu também julguei pelo título, que no caso, subtítulo.
      Mas assista, vale muito a pena e não tem nada de terror, rs (:
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi flor vim retribuir a visitinha que vez no meu canto e convidar você e suas leitoras para estar visitando la !!
    http://diva-com-glitter.blogspot.com.br/
    Bjão

    ResponderExcluir
  32. Adoro blogs que indica filmes, amo assistir e sempre procurando para baixar.
    Esse parece ser ótimo, filmes assim merece meu respeito ahah!

    BEIJOS :*
    http://sigaseeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria,

      que bom que ama assistir filmes assim como eu, hahah.
      Volte sempre, obrigada pelo comentário.
      Beijos. (:

      Excluir
  33. seguindo, gostei muito do blog, acho q já vi esse filme, é antigo né?
    Bjs
    Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme saiu em 2005 ou 2006, se não me engano.
      Já o livro é mais antigo, foi publicado pela primeira vez em 1985 ^^

      Beijão (:

      Excluir
  34. Oieee, vim retribuir o comentário e participação no blog! :)
    Adorei aqui, amo livros e filmes também. Muito sucesso pra você e que Deus te abençoe. Beijinhos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella, obrigada pela visita.
      Deus te abençoe também ^^
      Beeijos (:

      Excluir
  35. Sempre fui looouca pra ver esse filme! Fiquei com mais vontade ainda. Aaaa o layout aqui é muito fofinho *-*

    Beijos,
    Bruna Caroline
    Blog Simples Assim
    http://b-simplesassim.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Blog-Simples-Assim-Ex-Teenagers-Dream/434534129953539

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Assista esse filme sim *-*
      Vale muito a pena.
      Bjks (:

      Excluir
  36. Além de uma visão poética, esse filme envolve muita filosofia, principalmente em relação à corrente filosófica empirismo onde o Jean-Baptiste tinha que ter a experiência sensorial para adquirir o conhecimento relacionado às fragrâncias...gostei muito desse filme e ele já faz parte das minhas aulas sobre a teoria do conhecimento...meus alunos nem piscam concentrados nesse belo filme rsrsrsr

    ResponderExcluir
  37. Eu vi esse filme quando estava sem nada para fazer. Abri o armário daqui e comecei a procurar algum que não tinha visto ainda e acabei por pegá-lo. Achei ele muito legal, apesar de meio doido hehe Ótimo post!

    Vem conhecer o Just Babis (:

    ResponderExcluir
  38. Posso te contar um segredo? Eu tenho o livro, e ele é muuuuito melhor que o filme, embora o vocabulário seja um pouco complicado (leia com um dicionario ao lado), os detalhes, os acontecimentos tem muito mais emoção.
    Adorei a resenha, esse filme é ótimo!
    Beijos

    http://angelinnovate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. I comment whenever I appreciate a post on a website or if I have something to valuable
    to contribute to the discussion. It's a result of the
    fire displayed in the post I read. And after this article "Filme: Perfume - A Hist�ria de um Assassino (Resenha)".
    I was actually excited enough to leave a commenta response :-) I actually do have some questions for you if you tend
    not to mind. Could it be just me or does it seem like
    a few of the remarks look like they are left by brain dead folks?
    :-P And, if you are writing on other social sites,
    I'd like to keep up with you. Would you list every one
    of all your communal sites like your twitter feed,
    Facebook page or linkedin profile?|

    Feel free to visit my page; pity 2014 program (programypit2014rok.pl)

    ResponderExcluir

Oba, vai ter comentário novo! :}}

 renata massa