20 de set. de 2013

Livro: Sob A Redoma (Resenha)




Sei que Stephen King é luxo para as histórias de terror. Pura grife!

Esse cara é considerado "o mestre". E eu concordo.

Como a maioria das pessoas (e é uma pena dizer isso) o conheci através das muitas adaptações para o cinema feito dos seus mais preciosos e famosos livros. E confesso que ele é o grande culpado pelo meu medo de palhaços. uahsua

Todas as resenhas que li deram nota máxima e juraram que o livro é ótimo, um dos únicos dele sem terror, sem clichês (coisa que eu odeio) e de uma originalidade nota 10, apesar de algumas pessoas desinformadas falarem que Sob A Redoma é cópia daquele filme chato dos Simpsons.

Falando da estrutura do livro: A capa é linda. O título brasileiro é fiel e original ao título americano Under The Dome. O livro tem quase 1000 páginas e é super pesado. A diagramação é boa e as páginas são meio amareladas. Não existe nenhuma ilustração quando a história começa a ser contada, porque bem no comecinho do livro (nas primeiras páginas) o autor sugere um mapa da cidade para os desencaminhados de plantão – eu mesma , e uma lista enorme de personagens principais e não-tão-principais-assim para os avoados de plantão – eu também. 

Nesse livro, nós iremos conhecer Chester’s Mill, uma cidade muito pequena e pacata no Maine. Logo no começo, uma redoma surge do nada deixando a cidade isolada do restante do mundo. A partir daí, quem está dentro da redoma não sai mais, quem está fora não entra, e quem está logo abaixo da redoma no momento que ela cai é cortado ao meio. 

Interessante pensar que a grande questão do livro não é a redoma, mas sim o que acontece sob ela. O título está corretíssimo, e talvez por essa ideia de “Redoma”, somos condicionados a pensar nos feitos sobrenaturais que podem acontecer no decorrer da estória. Não! A Redoma cai e ela fica ali, parada. Nada sobrenatural depois disso. O enredo não fala sobre a redoma que cai misteriosamente, nem sobre o que acontece no clima da cidade e sim o que acontece debaixo dela, cujo foco são as reações humanas na hora do sufoco. O que vemos é a realidade e a consequência que a queda da redoma fará na cidade e na população de Chester’s Mill. 

O que dá o mérito do livro é a profundidade dos personagens. A maioria são donos de personalidades únicas. O autor os expõe muito bem. Não importa se o tal personagem vai morrer na próxima página, essa morte precisa ter fundamento. Logo no começo, o autor deixa claro quem são os bonzinhos e quem são os vilões. Nada de sutileza.

 A história é focada em três grupos: A “turminha” vilã de Big Jim Rennie, os amigos de Joe Espantalho e a turma a favor de Barbie (Dale Bárbara), o mocinho da história.

Falando um pouco dos personagens: Big Jim Rennie é um vilão que dá gosto de ver. Aquele de tirar o chapéu. Você não sabe se o ama ou odeia por ser tão desgraçado. O cara é o segundo vereador da cidade, um fanático religioso e que usa a religião como desculpa para manipular a população, ou melhor dizendo, os seus “fiéis”.  Ele é louco, sociopata, tem fome de poder e é capaz até de matar para conseguir o que quer. Até os policias, (aqueles a quem deveríamos confiar) são pau mandados de Big Jim, e eles fazem atrocidades por conta própria, usam da autoridade pra se aproveitar das pessoas.

Ele tem um filho, Junior, que segue os passos do pai. Não vale um tostão furado também. Junior, é um doente lunático meio psicopata, abandona a faculdade e logo se intromete em brigas com Barbie. Sem medo de errar digo que as passagens dele no livro são muito cômicas. Na verdade, a história toda tem um ar meio cômico que alivia bastante as cenas mais pesadas, porque sem querer assustar quem ainda não leu: o livro tem muito sangue, muita morte e assassinato.

Barbie, um cozinheiro e aposentado soldado do exercito. Julia Shumway, uma jornalista muito carismática e dona do único jornal da cidade. Rusty Everett, que trabalha como auxiliar no hospital, e a sua esposa policial chama-se Linda. Esse é o lado bonzinho da história. Seria novidade dizer que é o lado que mais sofre na história? Acho que não, né? Tem o Duke, chefe de polícia. Andrea Grinnell – que apesar de ser a terceira vereadora da cidade, não se opõe contra Big Jim porque ela é totalmente viciada em drogas. Tem o Andy Sanders, o primeiro vereador da cidade, que é tão inteligente quanto a marmota que é cortada ao meio quando a redoma cai. Andy Sanders foi o que mais me irritou durante quase toda a história.


O que eu mais gostei foram os adolescentes. Sem duvida nenhuma eles foram os melhores. Toda a parte de aventura no livro para descobrir o que é a tal redoma, qual o motivo e o porquê, é feita por eles, e nós nos aventuramos juntos. Vamos descobrindo aos poucos, com Joe e Norrie e Benny Drake, pistas sobre o que pode ser essa coisa que deixou todo mundo na cidade assustado. Não são aqueles adolescente chatos como na maioria dos livros adolescentes são.

Falando um pouco do final: Desde o começo da história as minhas expectativas estavam nas alturas, e no fim ele deixa algumas pontas soltas e conclui a história de um jeito meio “Sério? É isso?” Os embates que o autor tanto insistiu desde o começo não acontecem, e eu fiquei com um “vazio” porque a tão esperada “que a justiça seja feita” não aconteceu. Não só a explicação da redoma como o destino de alguns personagens. Senti que o final não foi bem "finalizado". Contudo, deve ser o estilo do autor deixar perguntas sem respostas.

Gostei muito do jeito que o autor escreve e divide a história. Ele dá varias frentes narrativas no começo, que são meio desligadas *por enquanto*, mas que depois tudo vai se encaixando. A história é dividida em partes e dentro de cada parte tem breves capítulos. Apesar de o livro ser enorme, a narrativa é tão boa que não conseguimos parar de ler. O ritmo é muito acelerado. Eu não sei se Stephen King é assim nos outros livros, mas sempre que eu terminava uma parte do livro sentia que tinha que ler mais, porque ele sempre deixava um “buraco” e uma pista pro próximo capítulo ou parte, os tais "mini-spoilers". No final a leitura se torna mais acelerada do que já é. Você não quer nem dormir e comer, esse livro te rouba de você mesmo. Sob A Redoma realmente se move com tanta rapidez que deixa o leitor quase paralisado.

Outra coisa que eu achei GENIAL: King narra o fato mais importante da história por uma marmota. Gente, uma *marmota*. E não apenas isso, a história, às vezes, é narrada pela percepção de um cachorro. Nunca vi isso! O autor conseguiu conquistar o leitor fazendo um animal narrar uma parte da história pela própria visão. Completamente fora do comum.

Ah, a leitura é muito pesada. Se torcer sai sangue. Mortes, assassinatos, suicídios, estupros e até necrofilia. Isso mesmo, necrofilia. Dá pra imaginar agora o quanto esse livro é pesado²? A linguagem do livro é bem fácil e tem muito palavrão, que aliás isso não é uma crítica, se a editora Suma de Letras tivesse cortado os palavrões nada teria graça. O que deu mais realidade nas cenas foram os palavrões. Não consigo imaginar Junior e seu amigos não falando palavrão. (Mesmo eu não gostando de palavrões, nesse livro, foi necessário) 

A história no geral é muito boa. O autor pega um fato e vai passando por todos os (muitos) personagens e no final volta para o fator inicial. É como se ele fizesse uma varredura. Os personagens são literalmente "varridos" e depois disso o autor volta com o resto (com o que sobra) para a premissa básica da história que é a tal Redoma. Falaram que não era terror, mas é sim: um terror psicológico. Originalidade nota 100000000! Narrativa espetacular. O autor se preocupa até com detalhes médicos, jornalísticos e policiais.

Fizeram uma série que ainda está na primeira temporada, e pra quem leu o livro não vai ficar muito satisfeito com tanta diferença. Mas parece que o próprio autor quis assim: ok.

Devo ter me delongado muito na resenha, mas.. um livro de quase mil páginas e com uma história espetacular recheada de detalhes, não há como explicar tudo isso em apenas 4 estrofes. 

Por fim, é isso! Até a próxima. (:



68 comentários:

  1. Ótima resenha, meu bem! Não teve os tão temidos spoilers! hehe E continue lendo Stephen King, com certeza você não vai se arrepender! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que os spoilers não escapou, uhahaha! Com
      certeza meu próximo livro será dele *-*
      bjs

      Excluir
  2. Ola adorei d+ a resenha ><
    Seguindo , segue de volta ><
    Amei seu continho muito fofo
    http://dicasentreamigas1.blogspot.com.br/
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela visita, seja sempre
      bem vinda aqui! (:
      Estou te seguindo também!
      Beeeijos.

      Excluir
  3. Parece que é bom, mas nunca tinha ouvido falar rsrs beijos
    http://lehdutra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo Letícia!
      Foi a melhor aquisição do ano.
      Um beijo ! (:

      Excluir
  4. Todos elogiam os livros dele, ainda não tive a oportunidade em ler. Gostei da resenha e principalmente do assunto do livro.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla (:

      Que bom que gostou da resenha;
      Quando tiver oportunidade, leia! Você não irá se arrepender.
      Beeijos!

      Excluir
  5. Super resenha.
    Adorei.
    Obrigada pela visita seja sempre bem vinda!
    Ótimo final de semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Margareth,
      Obrigada por ter dado uma passada por aqui (:
      Bom final de semana.
      Bjsss.

      Excluir
  6. Acho as resenhas aqui no blog super interessante. Bjuuuuus e bom fim de semana
    aprendendocuriosamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta *--*
      Amo seu blog !
      Obrigada pela visita.
      Beeeijoos.

      Excluir
  7. Olá Aline, estou retribuindo a visita, adorei a resenha.
    Bom final de semana gata.
    Estou te seguindo...


    www.vocemaquiada.com

    ResponderExcluir
  8. Oi linda obrigado pela sua visita no blog
    retribuindo e já seguindo tbm
    amei seu blog élinda e bom hem bjss...
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Deve ser ótimo! Deve não, com certeza é, Stephen é o MESTRE! Adorei seu blog! Seguindo ;) Passa no meu ^^

    woolovely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, ele é muito bom mesmo. ^^
      Claro que vou dar uma passadinha lá no seu blog! *-*
      Obrigada pela visita.
      Beijosss

      Excluir
  10. Obrigada pelo carinho tbm já estou de seguindo linda bjs ♥
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. já ouvi falar muito desse livro e sempre me falaram que o livro é ótimo. eu mesma estou louca para ler, alem do autor ser ótimo eu amor livros grandes.
    blog: http://delirantemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ama livros grandes? haha, que bom!
      É uma aventura e tanto, viu? Vale a pena comprar!
      Obrigada pela visita.
      Beijinhos (:

      Excluir
  12. O livro parece ser muito bom pelo que vc falou, fiquei curiosa!
    Já vi muitos filmes bons q são inspirados nos livros do King!!! Quando acabar de ler minha lista, vou comprar esse.
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil a maioria das pessoas o conhecem pelos
      filmes inspirados nos seus livros mesmo. Isso! Espere que goste da história.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Aline...!
    Comprei esse livro algumas semanas atrás, adorei a capa dele quando vi e a história me pareceu muito boa. Até agora não o li, mas pretendo lê-lo o mais breve possível.
    Ótima resenha.

    Att. Guilherme
    http://livrosvsspoilers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A Capa é realmente muito bonita!
      Quando puder ler, leia! Tenho certeza que você não irá se arrepender.
      Obrigada pela visita!
      Um beijo (:

      Excluir
  14. Oi Aline... Vim aqui retribuir a visita em meu blog. Muito obrigada... Seguindo o seu também... Amei a sua resenha... e apesar de não lá muito interesse na leitura e isso não significa que não vou ler, porque o tempo é o melhor conselheiro para as coisas... Mas eu gostei de ler cada linha traçada de sua resenha e perceber que o autor ainda usou a mente de um cachorro para falar da história nossa mais que demais... Gostei muito mesmo. Flor, volte ao blog quantas vezes quiser, sempre vou gostar de suas visitas... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, eu que agradeço a sua visita!
      Obrigada por ter gostado da resenha!
      Espero que um dia você leia esse maravilhoso livro (:
      Beijos, bom domingo!

      Excluir
  15. Hey!

    King sempre foi super bem cotado, mas eu era medrosa demais pra encarar seus livros. Quando lançaram Sob a redoma e as resenhas começaram a sair, eu pensei: "se tem algum livro dele que lerei, é este". Menos terror, mais suspense e psicologico... Quando lançaram a série então, que comecei a ver e curtir, decidi de vez que lerei sim senhora! haha só preciso de tempo agora né, porque o tamanho é um empecilho!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      O tamanho do livro não é um problema pois o ritmo é muito acelerado. A narrativa é muito boa, você esquece as 900 e poucas páginas. Não se intimide pelo tamanho.
      E como disse, é um terror psicológico.. tem muita morte, muito sangue, suicídios, estupros, etc!
      Obrigada pela visita. Adorei o comentário. Se resolver ler, passa aqui pra dizer o que achou? Vou adorar saber da sua opinião.
      Um beijo (:

      Excluir
  16. Eu adoro filmes e livros, e amei seu blog, porque dai posso vir aqui sempre pegar dicas de bons livros e filmes, adorei, parabéns, e sucesso, estou te seguindo, comecei meu blog agora, poderia da uma olhada nele e dizer o que acha, seguir se gostar, muito obrigada!

    http://diversosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália,

      será sempre uma honra a sua visita!
      Obrigada por fazer o Distante do que sou uma referência pra você!
      E pode deixar que eu vou dar uma passadinha no seu blog.
      Beijos, volte sempre. ^-^

      Excluir
  17. Ele é incrível! Quero muito ler esse livro *-* Apesar dele ser super pesado e se espremer sai sangue, achei muito interessante a história. Sua resenha ficou super completa *-* Parabéns!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse , apesar do tamanho do livro que parece ser um
      problema(mas não é) e a história ser "pesada", vale muito a pena dedicar algumas semanas pra ler esse livro.
      Obrigada pelo carinho!
      Um beijo.

      Excluir
  18. Oi Aline.
    Fico admirada com a análise bem feita que vc faz dos livros.... tá de parabéns moça. Já li esse livro e concordo com vc que faltou um final. Não gosto qndo os livros ficam um ar vazio! O autor poderia dar um desfecho mais legal na historia em geral, como tb nos personagens....
    Como vc disse a justiça não foi feita não!!!
    Mas esse autor é ótimo, metade da minha estante pertence aos livro dele.. rsrsrs Leia A Torre Negra, vc vai amar!!!
    Beijos amada, boa semana pra você com mt paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia ,

      pois é... queria falar mais sobre isso aqui (mas não posso soltar spoilers, né?) Mas apesar disso tudo, o livro é ótimo!
      Opa, que bom que gosta dele! A Torre Negra parece ser muito boa, mas prefiro ler outros livros dele porque o conheci nos livros praticamente agora. Só depois embalo na série A Torre Negra ((:
      Obrigada pelo elogios.
      Beijoss.

      Excluir
  19. Olá, muito boa a tua resenha, me fez criar uma vontade enorme de ler este livro =D
    Gostei mt do seu blog tbm e já estou seguindo !
    bjs

    http://viniseoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igara,

      Obrigada pelo carinho.
      Que bom que ficou com vontade de ler, sinal de que você poderá ler algum dia, rs.
      Beeeijos, boa semana.

      Excluir
  20. Não conhecia este livro, amei sua resenha.
    Parabéns pelo blog, sucesso.

    Beijos fique com Deus.

    http://pontinhopink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Gisele.
      Que bom que gostou.
      Beijos, volte sempre.
      *----*

      Excluir
  21. Oi Aline!!

    Passei para retribuir a vista, te seguindo!!

    Lindo seu espaço, gostei muito!

    Beijos

    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline,
    Estava procurando um presente para uma amiga e acho que ela vai gostar desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      Garanto que será um belo presente!
      Volte mais vezes Nina, será sempre bem vinda aqui. (:
      Beijos.

      Excluir
  23. Flor que resenha mara!
    Não conhecia, mas fiquei desejando ler ;)
    Você arrasa na resenha, parabéns!
    Já estou te seguindo!

    Beijinhos

    Instagram: @jeicecoelho


    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jeice, obrigada pelo elogio.
      Fico feliz que gostou, rs.
      Boa semana pra você.
      Lindo seu blog!
      Bjsss

      Excluir
  24. Oi querida! Vim agradecer o carinho e dizer que estou seguindo também! Adorei a resenha! Ótima Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa semana pra você também!
      Adorei a sua visita!
      Obrigada pelo carinho, viu?? ((:
      Bjinhos

      Excluir
  25. Oi flor ;)
    Vim retribuir a visita e dizer que estou seguindo de volta.
    Ahhh, amo livros *-*
    Bjim, Babi!

    fllordemaracuja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bárbara,
      Quem não gosta de livros, né? hahah pior que tem gente que não gosta, infelizmente! ): kkk
      Obrigada pela visita, volte sempre que puder!
      Beeeijão.

      Excluir
  26. Respostas
    1. opa, que bom... fico feliz!
      Beijinhos, boa semana pra você.

      Excluir
  27. Adorei a resenha *o* e sim, quando adoramos um livro, a resenha acaba ficando enorme rs.
    Nossa... coitado do seu pai e no meu caso, do meu namo kk'.
    Sob a Redoma está na minha lista... e graças aos Deuses que esse é fiel ao Original, fico mto feliz em saber. :*

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ingrid.
      pois é , coitado do meu pai, rs.
      Que bom que já está na sua lista.
      Beijos.

      Excluir
  28. Obrigada pela visitinha, parabéns pelo blog, boas resenhas .
    Abraços!

    http://gisele-teles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço.
      Volte mais vezes Gisele.
      Boa semana pra vc.
      Um beijo (:

      Excluir
  29. Estou muito a fim de ler esse livro, nunca li nenhum dele, apenas as adaptações para o cinema.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Leia sim algum livro dele, vale muito a pena.
      Beijinhos, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  30. super gostei!

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá linda, tudo bem?
    Vi que você deixou um recadinho em meu blog no dia do meu aniversário e vim aqui retribuir como eu havia prometido, porque gosto de conhecer novos blogs e fazer novas amizades.
    Adorei o seu cantinho e achei bem interessante o conteúdo.
    Prometo que passarei mais vezes aqui para te visitar e te conhecer um pouco mais viu ?!
    Mas só peço uma coisa...
    vc poderia me seguir e curtir a fanpage do meu blog ?
    Ficaria muito agradecida por isso.
    Ficarei no aguardo tá ?
    Mais tarde estarei postando uma resenha nova em meu blog e espero
    que você esteja presente para ler.
    bjokas e fica com Deus querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/I-Love-My-Books/176089529213381?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Que bom que gostou daqui, volte sempre, viu?
      Sim, pode deixar que eu curto a sua fanpage!
      Darei uma passadinha no seu blog pra ver a resenha.
      Beijos, volte sempre por aqui.

      Excluir
  32. Olá Mariana,
    Obrigada pelo carinho flor.
    Darei uma passadinha por lá sim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Eu li o livro e uma coisa q vc falou eh super verdade,ele roba agente de nos mesmos..eu fiquei um dia inteiro presa no comeco do livro q nem percebi o dia passar...realmente o melhor livro q ja li..
    Otima resenha

    ResponderExcluir
  34. Mto boa a resenha parabéns! Me deixou com vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  35. Ótima resenha!
    Ainda estou no meio do livro, mas posso dizer, com todas as letras: Mesmo eu não tendo acabado, é o melhor livro que já li. Não acho que vá me decepcionar no final, isso deve ser impossível. Como você, o único livro do Stephen King que eu li foi Sob a Redoma, mesmo. Mas os meus próximos livros serão dele, eu simplesmente me apaixonei!
    Eu já tinha notado muitas das coisas que você apontou na resenha; como, por exemplo, o fato de ele ter feito "varreduras" e voltado ao ponto principal — o que só me conquistou ainda mais. Fiquei feliz de ver que mais alguém notou isso.
    Nunca tinha lido nenhum post do seu blog, mas agora vou passar a acompanhá-lo. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  36. Adorei esse livro, mas vc já leu o livro "reverso" escrito pelo autor Darlei...apesar de não ser tão conhecido, se destaca por marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

  37. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

Oba, vai ter comentário novo! :}}

 renata massa